CURIOSIDADES

EDUCAÇÃO

 

ADVOGADO ENSINA A FRAUDAR O EXAME DA OAB

BRASIL É CORRUPTO E ATRASADO PORQUE O ELEITOR É ANALFABETO

NOVO MÉTODO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO

INDÚSTRIA BRASILEIRA CONTRATA APENAS 1% DOS MESTRES E DOUTORES

MATEMÁTICA E LEITURA GANHAM PRIORIDADE NOS NOVOS CURRICULOS DOS EUA

Por pressão do mercado, os novos curriculos nos EUA dão ênfase a Matemática e Leitura, deixando o resto das disciplinas em segundo plano (New York Times, 26-mar-2006) No passado, as empresas já reclamaram da falta de profissionais versados em Matemática e Lógica, indo buscá-los na India, Finlâdia, Coréia e alguns outros paises (o que agitou os sindicatos americanos). Quanto à leitura, os levantamentos da ONU têm mostrado haver 25% de analfabetos funcionais nos EUA (no Brasil são 75%).

ONZE COISAS QUE NÃO SE APRENDEM NA ESCOLA

Bill Gates comentou em uma palestra em 2005 que o ensino agradável e politicamente correto existente nas escolas está criando uma geração de pessoas desconectadas do mundo real e candidatas ao fracasso.

TRÊS FALHAS NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

O empresário Antonio Carlos Vidigal escreve sobre as diversas dificuldades enfrentadas pelos administradores brasileiros em decorrência de falhas no ensino.

O FIM DO ENSINO TRADICIONAL

Os alunos têm dado o recado: dormem ou conversam durante as aulas, ficam ouvindo MP3 no fone de ouvido, reclamam de aulas sem utilidade, faltam às aulas no limite permitido ou saem da aula após a chamada, colam durante as provas e exames, copiam os trabalhos da Internet ou de colegas etc. (obs.: este site evita a cola). Alguns mais impacientes, resolvem comprar logo o diploma. Para enfrentar o problema, uns professores resolvem "dar uma dura" na classe, outros se acomodam dizendo "que sempre foi assim". Obviamente, algo está errado nesse ensino tradicional, que tem como resultado a existência de 75% de analfabetos no Brasil (vide abaixo) ou de 80% de reprovados no exame da OAB (se houvesse tal exame para médicos e engenheiros, o indice não seria muito diferente desse...). De fato, está surgindo um novo modelo de ensino, que só o tempo dirá se é melhor ou pior que o atual. Aqui, uma noticia de nov-2006, onde os empregadores dizem preferir cursos online ao invés do ensino tradicional, onde neste o professor expõe sua sapiência enquanto os alunos dormem ou conversam.

OS GATOS TAMBÉM PODEM TER DIPLOMA DE MBA

Os cursos on-line também apresentam riscos. Assim como no mundo real se pode comprar diplomas falsos de medicina e odontologia, como ocorre na Universidade del Sur (Unisur), de Cochabamba, Bolivia, essa prática também foi aplicada ao mundo virtual, que nada mais é do que reflexo do mundo real.

ANALFABETISMO FUNCIONAL

Embora as estatisticas oficiais indiquem haver uns 15% de analfabetos no Brasil, seu número é, na realidade, de 75%. Para contornar essas "duplas percentagens", foi mantida a denominação de "analfabetismo" para a percentagem oficial, e criado o "analfabetismo funcional" para a segunda percentagem. É o "duplipensar de Orwell" em ação. Veja mais detalhes aqui.

BRASIL, UM PAÍS QUE NÃO LÊ

Uma noticia de The Economist, coerente com os 75% de analfabetos funcionais existentes.

COM O EMPOBRECIMENTO DA CLASSE MÉDIA, A EDUCAÇÃO TAMBÉM EMPOBRECE

Como a classe média está sendo obrigada a cortar as suas despesas, inclusive com a educação, o mesmo está ocorrendo com as escolas, tendo como resultado um nivelamento por baixo do nivel de ensino no pais, como mostram estas notícias de fev-2006.

A "PIRÂMIDE DA APRENDIZAGEM"

Quando você assiste a uma aula expositiva de 50 minutos (onde o professor fala e você fica ouvindo), você só vai se lembrar do que ele disse durante uns 2.5 minutos (5%). O resto você esquece completamente. Esse é o resultado da famosa pesquisa atribuida ao National Training Laboratories www.ntl.org, como mostrado nesta pirâmide. Em principio, isto não deveria ser novidade, pois Confúcio já havia dito, há 2500 anos: "O que eu ouço, esqueço. O que vejo, eu me lembro. O que faço, compreendo". No entanto, o que tem intrigado são essas percentagens: de onde vieram ?  Uma empresa, Work-Learning Research, chegou à conclusão de que essas percentagens são uma fraude, como mostrado aqui.

ERROS GRAVES NAS ENCICLOPÉDIAS BRTIANNICA E WIKIPEDIA

A revista Nature analisou o conteúdo dessas enciclopédias e constatou 162 erros graves na Widipedia e 123 na Britannica.

CONHECIMENTO: O DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS

Na década de 60, o economista de Harvard, J.K.Galbraith, mostrou que o principal fator de produção não é "a terra, o trabalho ou o capital", como ainda hoje ensinam os livros de Microeconomia, mas sim o conhecimento (know-how). Este artigo mostra que as empresas estão fazendo acordos para evitar que o conhecimento vá para um concorrente. No passado recente, a Google e a Microsoft também já trocaram processos judiciais pelo mesmo motivo: "o roubo de cérebros". Veja também a "Batalha por Talentos" de The Economist (out-2006)

PESQUISAS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SÃO IRRELEVANTES?

BRASIL - A PRIMEIRA POTÊNCIA DE SEMILETRADOS (abr-2010)

O FABULOSO GERADOR DE LERO-LERO: para elaborar teses de doutoramento, de mestrado e trabalhos escolares

Universidade da Califórnia COLOCA ON-LINE os vídeos de seus cursos (set-2006)

LIVROS DIDÁTICOS GRATUITOS para download, mas com propaganda

QUER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? CUSTA SÓ R$ 1.600 (jan-2007)

 

Professores em extinção
Professores em extinção - 16-jan-2008
http://www.opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=14094