Tuba
(Concert Tuba)

O mais grave dos instrumentos de metal, surgiu por volta de 1835, em Berlim, inventada pôr Wilhelm Wieprecht e construída pôr Johann G. Moritz.

Contudo, o modelo mais comum empregado na orquestra foi desenvolvido pôr volta de 1845, pelo belga, Adolphe Sax. Consiste em um tubo cilíndrico recurvado sobre si mesmo e que termina em pavilhão em forma de sino. O som é controlado pôr válvulas, ou pistões, cujo número varia de três a cinco. (Atualmente existem alguns modelos que possuem seis e até sete).

De timbre suave e surpreendentemente ágil, apesar de grande porte, a tuba foi introduzida na orquestra, por volta de 1850.

O antepassado mais antigo da tuba, é o Serpentão depois apareceu um outro instrumento chamado Oficleide, que foi também inventado pôr Adolphe Sax. Na orquestra sinfônica a tuba substituiu o oficleide.

Existem quatro afinações para Tuba. As Tubas Baixas que são afinadas em MIB e FA e as Tubas Contra-Baixas que são afinadas em DÓ e SIB. A Tuba é um instrumento que tem uma extensão muito variada pêlos tipos que dela são encontrados, mais a extensão média da tuba é do (DÓ - 1 ao FA 3) podendo variar muito de acordo com a tuba e com quem a executa.

Indispensável na orquestra sinfônica, foi pôr vezes utilizada em solos orquestrais pôr, Berlioz, Wagner e Bruckner. É muito usada nas bandas militares, onde desempenha o mesmo papel que o contrabaixo nas orquestras sinfônicas.

Serpentão (Serpnt, Schlangenrohr ou Serentone.)

Aerofone constituído pôr um tubo de madeira revestido a couto, muito largo, cônico, tendo aproximadamente dois metros e meio de comprimento. A forma do tubo lembra a ondulação de uma serpente e a embocadura é um bocal que pode ser metálico, de marfim ou de madeira.

Oficleide (Figle)

Instrumento de metal, com grades orifícios tapados pôr chaves. O tubo, cônico, é dobrado em dois, à madeira do fagote. O oficleide chegou a ter lugar na orquestra na primeira metade do séc. XIX, até ser substituído pela tuba.

Tuba Wagneriana

A tuba Wagneriana, idealizada pôr Wagner, para a sua tetralogia, O ANEL DOS NIBELUNGOS, possui estrutura semelhante à da Trompa, o instrumento assim sugerido tinha o tubo de perfil semelhante ao da tuba, mas a sua forma era oval e afinada em SIB e em FA e sua extensão vai de MIB 1 ao RÉ 4. Além de Wagner e Bruckner, Richard Strauss e Stravink, outros compositores, utilizaram esta tuba em suas obras.

http://planeta.terra.com.br/arte/emerickhorn/index.htm

Som do Instrumento (acompanhado de piano)
http://www.nyphilkids.org/lockerroom/