Theremin
|
Carolina Eyck, ao Theremin
|
Orquestra com Theremin (à direita do maestro, no primeiro plano) |
O Theremin foi inventado em 1919 por um físico russo chamado Lev Termen (1896-1993). Seu nome foi posteriormente mudado para Leon Theremin.
Além de não se parecer com qualquer outro instrumento, o theremin é único, pois é tocado sem ser necessário encostar nele. Duas antenas se destacam no theremin -- uma controlando a frequência da nota, e a outra o volume. À medida que a mão direita se aproxima da antena vertical, a frequência da nota aumenta. Com a mão esquerda perto da antena horizontal, o som fica mais baixo. Como não há contacto fisico com o instrumento, seu uso requer do artista uma habilidade muito precisa.
Em 1920, Leon Theremin foi aos EUA para promover sua invenção, já que em sua própria terra não lhe haviam dado muito valor. Ele recebeu um estúdio para trabalhar, tendo treinado vários músicos para tornar o instrumento popular. Mas, em 1938, Leon foi sequestrado em Nova York pela KGB (policia secreta soviética) e levado à força de volta à URSS, deixando tudo para trás, inclusive a esposa. Depois de permanecer em um campo de concentração russo, Leon foi trabalhar para a KGB, desenvolvendo aparelhos de escuta para os serviços de espionagem ("bugs"). Sua reabilitação ocorreu sete anos depois, mas sem poder deixar a URSS.
Morreu em 1993 o criador do primeiro instrumento musical eletrônico inventado pela Humanidade.
Som do Instrumento
"Spellbound" (Fascinado), para orquestra e theremin,
com Carolina Eyck