CYBER-ECONOMY

Há algum bom livro que ofereça uma teoria sobre a "Economia da Net" no contexto da Economia Clássica?

Além disso, você acredita que o treinamento atualmente dado a economistas basta para cobrir uma carreira em Comércio Eletrônico?

arkamizono@uol.com.br (Brasil)

Resposta de Nicolas Negroponte (do MIT-USA, guru da Realidade Virtual):

Quanto à sua última pergunta, não, não acho. Boa parte do nosso treinamento em economia está enraízada na dicotomia "canhões ou manteiga", e não "bits e átomos".

A macroeconomia estuda indicadores que podem não ser computáveis no futuro, como a Balança Comercial. Pense em uma economia de bits da seguinte forma: Ela inclui a produção de bits, pagos por bits e com bits. Uma economia como essa não é compreensível nem necessariamente mensurável por um Banco Central.

De forma semelhante, os modelos econômicos de "giro de estoque" e produção "just-in-time" não se aplicam a um mundo de bits sem peso e sem tamanho que podem viajar na velocidade da luz a custo quase zero.

E, por fim, os novos modelos de negócios podem afrontar a tradição. O que alguém produz é o que alguém mais joga fora. Aquilo que costumávamos encarar como ativos pode se transformar em passivo -- por exemplo o tamanho ou a idade de uma empresa.

No que se refere a livros, não sou um leitor prolífico, mas posso sugerir três textos não-tradicionais. O primeiro inclui uma introdução que eu escrevi, de modo que posso não ser objetivo quanto a ele: