PENSAMENTOS ÚTEIS

COMUNICAÇÃO

 

The Internet is a place you go when you want to turn your brain on,
and TV is a place you go when you want to turn your brain off.

(A internet é um lugar onde você vai quando quer ligar seu cérebro,
e a TV é um lugar onde você vai quando quer desligar seu cérebro). Steve Jobs, presidente da Apple, Business Week, 25 May 98.
____________________

Não quero mais fazer TV. Ela não me permite fazer bem a ninguém.

Clodovil Hernandez, estilista
"Isto é", 30-nov-2005, p. 21

____________________

Não importa o tamanho da mentira.
Desde que seja repetida constantemente,
acabará sendo aceita como verdade.
Adolf Hitler
____________________

Nunca vi um movimento geral de idiotice como o de agora.
Mas em meu país, de 15 anos para cá, vem crescendo perigosamente.
A idiotice nos rodeia, eu mesmo tenho medo de me tornar idiota.

Chico Buarque de Hollanda, escritor e compositor.
Entrevista no Estadão de 29-jun-2005, p. D7

____________________

Usar a TV apenas como canal de vendas é distorcê-la.
É transformá-la num camelô eletrônico.

J. B. O. Sobrinho, o "Boni", que dirigiu a TV Globo de 1977 a 1997.
Revista VEJA, 18-jun-03, p.11

____________________

Muitos vêm para assistir shows e concorrer a sorteios. Não querem falação.
Aqui só não leva vaia o d. Cláudio Hummes [arcebispo de S. Paulo],
porque eles têm medo de ir para o inferno;
e eu, porque eles têm medo de não ter festa no ano que vem.

Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical, nos discursos em comemoração ao Dia do Trabalho, em São Paulo, capital.
O Estado de S.Paulo, 02-mai-2005, p. A5

____________________

Se você não consegue mudar a realidade,
então chame um marketeiro para mudar de realidade. Um estrategista político.
____________________

A publicidade não tem nada a ver com a verdade.
Quando você quer seduzir alguém, conta a verdade?
Mostra os seus piores defeitos?
Nizan Guanaes, publicitário, Folha, 31-out-95.
____________________

Um livro atirado ao público equivale a um filho atirado à roda.
Entrego-o ao destino, abandono-o à sorte.
Que seja feliz é o que eu lhe desejo; mas, se o não for, também não verterei uma lágrima.
Não faço versos por vaidade literária.
Faço-os pela mesma razão por que o pinheiro faz resina, a pereira peras, e a macieira maçãs: é uma simples fatalidade orgânica.
Os meus livros imprimo-os para o público, mas escrevo-os para mim.
Guerra Junqueiro, "A velhice do Padre Eterno", Prefácio, 1887.
____________________

O que vale é o espetáculo, não mais as idéias.

Jornal "O E.S.Paulo", comentando as candidaturas de profissionais do lazer -- Arnold Schwarzenegger (ator), Mary Carey (atriz pornô) e outros -- para o governo da Califórnia (EUA), em 05-out-2003, p. A24.
____________________

Como sair nos jornais com grande destaque?
É muito simples.
Basta que eu elabore uma idéia com uma imagem muito nítida.
Fatos que tenham conteúdo não têm a menor importância.
Lanço factóides no realismo delirante. César Maia, prefeito do Rio de Janeiro. Veja 25-abr-95.
____________________

As grandes massas cairão mais facilmente numa grande mentira do que numa mentirinha. Adolph Hitler, ditador alemão.
____________________

Nunca perguntarão ao vitorioso se ele falou a verdade. Adolf Hitler, 1889-1945.
____________________

A História sempre reflete o ponto de vista dos vencedores, ignorando a visão dos vencidos.
____________________

Serei breve, portanto já terminei.

Salvador Dali, famoso pintor surrealista, ao proferir um discurso em uma solenidade.
Citado no livro "Por que as pessoas de negócios falam como idiotas" (Ed. Best Seller, 2007)

____________________

Se você não consegue combater uma idéia,
então combata o ideólogo.
Niccolò Machiavelli (1469- 1527)
____________________

Em duas gerações nós, nos EUA, passamos de zero tempo assistindo TV para uma média de 4,5 horas por dia.
Que outra atividade ocupa tantas horas por dia, exceto dormir?

A TV é feita sobretudo por um grupinho pequeno de pessoas.
Ela nao tem, hoje, o efeito democratizador que exerceu a revolução da imprensa.

Uma parte grande demais da TV americana é movida pelo mínimo denominador comum:
comandar uma audiência de massa, sem prestar atenção suficiente à natureza e à qualidade dos programas.

Não há dúvida de que há na cultura ocidental uma obsessão por notícias sobre celebridades.
Um exemplo grotesco disso foi a cobertura da autópsia de Anna Nicole Smith [ex-coelhinha da Playboy, em 2007].
Acho que é sistema que se auto-alimenta.
O ingrediente que está fazendo falta é abrir as portas e janelas.
Deixar que entrem indivíduos e criem algo mais interessante.

As imagens atraem o cérebro humano desde que nossa espécie surgiu.
É possível que algum dia a era das palavras seja vista como um parênteses.
Se a TV estivesse ligada agora, enquanto conversamos, mesmo com o som desligado, nós nos destrairíamos com as imagens.
Uma parte grande de nosso cérebro nos diz: "Isso pode ser uma onça!".
Apesar de não existirem onças no hotel.

Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA e prêmio Nobel da Paz em 2007,
em entrevista ao jornalista italiano Beppe Severgnini, do "Corriere della Sera", em Londres.
Folha de São Paulo, 25-mai-2008.

____________________

Quem pára de fazer propaganda para economizar dinheiro,
também pode parar seu relógio para economizar tempo.
Henry Ford (1863-1947)
____________________

O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.

Peter F. Drucker
____________________

A propaganda quer impregnar as pessoas com suas ideias.
É claro que a propaganda tem um propósito.
Contudo, este deve ser tão inteligente e virtuosamente escondido que aqueles que venham a ser influenciados por tal propĆ³sito nem o percebam.


Joseph Goebbels (1897-1945)
ministro da propaganda de Hitler.

____________________

A TV é uma máquina de emburrecimento.

César Lattes, físico brasileiro, descobridor do méson-pi em 1947.
Gazeta Mercantil, 22-mar-2002, p.1 - Caderno Fim de Semana

____________________

A gente não está produzindo cultura, está produzindo marketing.

Débora Bloch, artista de novela da Globo, criticando a força que os departamentos de marketing das empresas têm para decidir quais produções vão patrocinar.
Valor Econômico, 29-mai-2015, p. A1.

____________________