Voltar para a página principal |
---|
INTERNET E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS
Antonio C. Mattos, Editora Saraiva, São Paulo, 2005.O computador e os sistemas de informação invadiram a vida das pessoas e das empresas, e hoje ninguém mais pode se furtar ao assunto. Assim como na compra de um televisor, não se deixa o assunto para ser decidido por um técnico em eletrônica, ou a compra de um automóvel não é decidida por um mecânico, as decisões sobre investimentos em Tecnologia da Informação também devem ser assumidas pela diretoria da empresa, e não deixadas apenas na mão dos técnicos, o que às vezes pode causar grandes prejuízos (o Banco Bamerindus chegou a falir por ter tomado uma decisão errada nesse sentido). Esse livro fornece os conceitos indispensáveis sobre Sistemas de Informações para que, tanto os executivos e os juristas, como, em geral, os responsáveis pela tomada de decisões, se sintam à vontade na hora de decidir sobre investimentos de milhões de dólares em Tecnologia da Informação, ou ao julgar processos no valor de bilhões de dólares, como os movidos pela Microsoft contra a IBM e vice-versa.
MAXIMUM SECURITY: A HACKER'S GUIDE TO PROTECTING YOUR INTERNET SITE AND NETWORK
Autor anônimo. Sams.Net Publishing, 1997, 885 páginas.O autor é um hacker muito experiente que resolve manter-se anônimo por já ter tido problemas com a polícia. Escreveu esse livro para auxiliar os especialistas em segurança e a própria polícia científica a manter a segurança das redes. É o melhor livro existente sobre hacking.
A PRÓXIMA IDADE MÉDIA: A DEGRADAÇÃO DO GRANDE SISTEMA
Roberto Vacca. Ed. Pallas, Rio de Janeiro, 1975.
Tradução de Edgard de Brito Chaves Jr. do original italiano "Il Medicevo Prossimo Venturo".Na parte inicial do livro (Caps. 1 a 13), Vacca levanta o problema da dificuldade de se administrar sistemas urbanos muito grandes e complexos, com os riscos de exibirem comportamento caótico e fora de controle. Os acontecimentos de nov-2005 na França (milhares de carros incendiados) são um exemplo recente. O capítulo 5 tem muito a ver com a crise energética mundial e os blackouts.
Na parte final (Caps. 14 a 18), o autor infere que tais sistemas complexos chegarão a um ponto de ruptura, desmembrando-se então em muitos sistemas pequenos e independentes, similar à organização social da Idade Média. As favelas do Rio de Janeiro (onde a polícia não entra), as montanhas da Colômbia (onde vivem industriais da coca e revolucionários) e do Afeganistão (terroristas), e os guetos urbanos (como os ciganos da Romênia) são exemplos.
O prof. Vacca é empresário, engenheiro de eletricidade e de sistemas, e professor da Universidade de Roma.