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COMUNICAÇÃO
FOUR ARGUMENTS FOR THE ELIMINATION OF TELEVISION
Jerry Mander. William Morrow and Company, Inc. New York. 1978. 371 pp. Para folhear o livro, clique aqui.QUATRO ARGUMENTOS PARA ACABAR COM A TELEVISÃO
Jerry Mander. Trad. Carla Oliveira e Sofia Vieira. Editora Antígona. Portugal. 464 pp. 1999. ISBN 972-608-109-2 (Pode ser importado pela Livraria Cultura, Conjunto Nacional, São Paulo, SP)Totalmente distanciado dos escritos anteriores sobre TV, este livro é o primeiro a advogar que a mídia não é reformável. Seus problemas são inerentes à própria tecnologia e são tão perigosos -- à saúde física e mental, ao ambiente, e ao processo democrático -- que a TV deve ser eliminada para sempre.
A partir de experiências pessoais e de estudos meticulosos, o autor discorre sobre muitos aspetos da TV que raramente têm sido analisados, trazendo à luz uma nova e ameaçadora imagem. A idéia de que todas as tecnologias são "neutras", instrumentos benignos que tanto podem ser usados para o mal ou para o bem, é colocada em profunda dúvida. Falar de reforma da TV é, nas palavras do autor, "tão absurdo quanto falar da reforma de tecnologias como os canhões."
O autor: Jerry Mander é bacharel e mestre em Economia. Trabalhou 15 anos em empresas de propaganda, incluindo 5 anos como presidente e sócio da Freeman, Mander & Gossage, em São Francisco, Califórnia, uma das mais conhecidas agências dos EUA. Depois de deixar a propaganda comercial, ele obteve fama nacional pelas suas campanhas públicas, levando o Wall Street Journal a chamá-lo de "O Ralph Nader da propaganda". Em 1972 ele fundou a primeira agência de propaganda não-lucrativa dos EUA, deixando-a em 1974 para escrever este livro. Mander é co-autor de "The Great International Paper Airplane Book". Posteriormente, escreveu também "In the Absence of the Sacred: The Failure of Technology and the Survival of the Indian Nations", em 1992, e "The Case Against the Global Economy: And for a Turn Towards the Local", em 1997.
ÍNDICE Introduction 1. The Belly of the Beast
Adman manqué
Engulfed by the sixties
The replacement of experience
The unification of experience2. War to control the Unity Machine
Advancing from the sixties to the fifties
Style supersedes content
TV at Black Mesa
The illusion of neutral technology
Before the arguments: a comment on styleIntrodução 1. A barriga da besta
O publicitário frustrado
Engolfado pelos anos 60s
A substituição da experiência
A unificação da experiência2. A guerra para controlar a Máquina da Unificação
(do pensamento)Avançando dos anos 60s para os 50s
O estilo superexcede o conteúdo
A TV na Black Mesa (*)
A ilusão da tecnologia neutra
Por detrás dos argumentos: um comentário sobre o estiloFour arguments for the elimination of TV Argument One: The Mediation of Experience
3. The walling of awareness
Mediated environments
Sensory-deprivation environments
Rooms inside rooms4. Expropriation of knowledge
Direct education
Motel education5. A drift in mental space
Science fiction and arbitrary reality
Eight ideal conditions for the flowering of autocracy
Popular philosophy and arbitrary reality
Schizophrenia and the influencing machineQuatro argumentos para a eliminação da TV Argumento Um: A Mediação da Experiência
3. O bloqueio da percepção
Ambientes intermediados
Ambientes que restringem os sentidos
Salas dentro de salas4. A expropriação do conhecimento
Educação direta
Educação de motel5. Um desvio no espaço mental
Ficção científica e realidade arbitrária
Oito condições ideais para o florescimento da autocracia
Filosofia popular e realidade arbitrária
Esquizofrenia e a máquina influenciadoraArgument Two: The Colonization of Experience 6. Advertising: the standard-gauge railway
The creation of "value"
Redeveloping the human being
Commodity people
Breaking the skin barrier
The inherent need to create need
Buying ourselves back
The delivery system's delivery system7. The centralization of control
Economic growth and patriotic consumption
The trickle-down theory
Beneficiaries of the advertising fantasy
The effect on individuals
Flaws in the fantasy
The depression never ended
Domination of the influencing machineArgumento Dois: A Colonização da Experiência 6. Propaganda: a estrada-de-ferro de bitola padrão
A criação do "valor"
Redesenvolvendo o ser humano
As pessoas-mercadorias
Quebrando a tênue barreira
A inerente necessidade de criar necessidade
Recomprando-nos de novo
O sistema de entregas do sistema de entregas7. A centralização do controle
Crescimento econômico e consumo patriótico
A teoria das vantagens para as grandes corporações
Os beneficiários da fantasia da propaganda
O efeito nos indivíduos
Os defeitos da fantasia
A depressão que nunca acabou
A dominação da máquina influenciadoraArgument Three: Effects of TV on the Human Being 8. Anecdotal reports: sick, crazy, mesmerized
Invisible phenomenon
Dimming out the human
Artificial touch and hyperactivity
TV is sensory deprivation9. The ingestion of artificial light
Health and light
Outdoors to indoors
Seeking the light
Serious research10. How TV dims the mind
Hypnosis
TV bypasses consciousness
TV is sleep teaching
TV is not relaxing11. How we turn into our images
Humans are image factories
The concrete power of images
Metaphysics to physics
Image emulation: are we all taped replays ?
Imitating media12. The replacement of humans images by TV
Suppression of imagination
The inherent believability of all images
All TV is real
Scientific evidence
The irresistibility of imagesArgumento Três: Efeitos da TV no Ser Humano 8. Relatos interessantes: doente, louco, hipnotizado
O fenômeno invisível
Obscurecendo os humanos
Toque artificial e hiperatividade
A TV é um redutor dos sentidos9. A ingestão de luz artificial
Saúde e luminosidade
Fora de casa e dentro de casa
Procurando a luz
Pesquisa séria10. Como a TV obscurece a mente
Hipnose
A TV desvia a consciência
A TV é um ensino subliminar
A TV não é relaxante11. Como nos convertemos às nossas imagens
As pessoas são fábricas de imagens
O poder concreto das imagens
Metafísica para a física
Emulação de imagens: somos todos nós repetições gravadas ?
Imitando a mídia12. A substituição das imagens humanas pela TV
A supressão da imaginação
O inerente crédito em todas as imagens
Toda a TV é real
Evidências científicas
As irresistibilidade das imagensArgument Four: The Inherent Biases of TV 13. Information loss
Bias against the excluded
Fuzzy images: the bias against subtlety
The bias away from the sensory14. Images disconnected from source
The elimination of "aura"
The bias toward death
Separation from time and place
Condensation of time: the bias against accuracy15. Artificial unusualness
Instinct to the extraordinary
The bias toward technique as replacement of content
In favor of "alienated" viewing
The bias to highlighted content: towards the peaks, away from the troughs16. The pieces that fall through the filter
Thirty-three miscellaneous inherent biases
Argumento Quatro: Os inerentes desvios da TV 13. A perda da informação
Desvios contra os excluidos
Imagens vagas: desvios contra a sutileza
Desvios do sensível14. As imagens desligadas da fonte
A eliminação da "aura"
Os desvios para a morte
Separação do tempo e do espaço
Condensação do tempo: o desvio da precisão15. O incomum artificial
O instinto para o extraordinário
O desvio para a técnica como substitutivo do conteúdo
Em favor da visão "alienada"
O desvio para o conteúdo destacado: em direção ao auge, longe do relevante16. As peças que passam pelo filtro
Trinta e três variados desvios inerentes
Postscript: Impossible Thoughts 17. TV taboo
Acknowledgements
Bibliography
Pós-escrito: Pensamentos Impossíveis 17. O tabu da TV
Agradecimentos
Bibliografia
(*) "BLACK MESA" ("Plataforma Montanhosa Negra") = um local sagrado dos indios Hopi, no deserto do Arizona, e também uma grande reserva de carvão. Para explorar essa mina, considerado ato sacrilego pelos indios, as empresas interessadas usaram a TV, que mostrou o dilema "Tradição x Progresso" através de imagens do deserto. Mas a TV não conseguiu levar ao video o real conflito cultural em jogo, um conceito abstrato que não pode ser transmitido por imagens durante uma noticia de quatro minutos.
Veja também http://www.desligueatv.org.br/ e http://www.tvturnoff.org/