REALIMENTAÇÃO (FEEDBACK): um dos seis elementos básicos dos sistemas de controle, responsável pelo retorno das informações, relativas ao andamento do processo, aos centros de controle desse mesmo processo.

Os sistemas de controle a realimentação -- sistemas cibernéticos -- foram estudados metodicamente pela primeira vez pelo matemático americano Norbert Wiener (1895-1964), o criador da Cibernética, a "Ciência da Comunicação e do Controle no Animal e na Máquina", como ele mesmo a definiu. Esse termo veio do grego "kübernétes", significando "timoneiro" ou "piloto de navio" tendo passado para o latim sob a forma "gubernátor", e chegado ao português como "governador". Na acepção de "dirigente", o termo foi usado por Platão, em "A República", por M.T. Cícero e por A.M. Ampère. Contribuições importantes para a Cibernética vieram de Pavlov (médico fisiologista), Shannon (engenheiro e matemático), Ashby e Grey Walter (neurologistas), Bertalanffy (biólogo), Wittgenstein (filósofo-logicista), von Neumann, Liapunov e Markov (matemáticos), Chomsky (filólogo) e Kolmogoroff (estatístico matemático).

Um sistema social de controle cibernético é constituído de seis elementos básicos (as letras entre parênteses se referem à figura abaixo):

Esses elementos, se aplicados ao sistema de vendas de uma empresa, poderão ser representados pela figura abaixo, onde as linhas (f) indicam os canais de realimentação:

A Cibernética tem tido íntima relação com computadores, sistemas de informação, robôs, controle político, dinâmica econômica, administração industrial, inteligência artificial, simulação de guerras ("war games"), neurologia, comportamento humano, psicologia e vários outros.