CORREÇÃO MONETÁRIA: reajuste periódico e automático de valores, de acordo com determinados índices que traduzem a taxa de inflação. (6)

Assim, quando o governo diz que o valor do imposto é de 537 UFIRs, está usando o expediente da Correção Monetária. É sinônimo de Indexação (110) (113) (114). O Brasil, junto com Israel, foram os únicos países que institucionalizaram esse mecanismo monetarista de convivência com a inflação, talvez baseado no ditado americano que diz: "If there is no solution, relax and enjoy" ("Se o problema não tem solução, relaxe e aproveite")...

Uma interessante analogia, procurando ilustrar a mecânica da correção, foi mostrada por Tognollo (197):

Filha adotiva da revolução de 64, foi criada dentro de princípios rígidos e irreais, com a única finalidade de diminuir os males causados por um inimigo comum. Ensinaram-lhe a minimizar as conseqüências, mas não a combater este inimigo, que desde cedo soube chamar inflação.

Poderíamos comparar, grosso modo, a inflação ao agente que furta uma carteira recheada de dinheiro. O ato foi presenciado pela correção monetária, que seguiu a inflação durante algum tempo até que, no início do mês seguinte, localizou o seu esconderijo e lá adentrando, encontrou apenas a 'res' furtiva, que foi devolvida à vítima, através do setor de achados e perdidos. Note-se que o fato não foi levado ao conhecimento da autoridade policial e o crime ficou impune. E todos ficaram felizes: a vítima porque recuperou a carteira, a correção porque praticou uma boa ação, e a inflação porque, neste ínterim, gastou algumas cédulas, o que, inicialmente, passou desapercebido.

Estranho esse mecanismo criado que, ao invés de tentar eliminar o agente nocivo, alijando-o da sociedade, outra coisa não faz senão tentar confortar a vítima pelo mal sofrido.

As conseqüências práticas da Correção Monetária foram expostas pelo ex-ministro Simonsen (32, p.196):

A ORTN foi abolida em 27-fev-86 (Dec-Lei 2.283), juntamente com a desindexação geral da economia, e substituída pela OTN, com reajustes anuais. Depois veio a BTN e a TR.