CAPÍTULO 2

POR QUE OS PREÇOS SOBEM?

 

As pessoas da mesma profissão
raramente se reúnem mas,
quando o fazem, a conversa sempre termina
em alguma conspiração contra o público,
ou em alguma decisão sobre
o aumento dos preços.

Adam Smith, 1.776
"A Riqueza das Nações", Cap. X, p. II

 

Compreendido o significado da inflação, a primeira pergunta que nos ocorre é: E por que os preços sobem? Para responder a essa questão, precisamos antes conhecer o conceito de Lucro.

O Lucro tem a sua origem em uma conta de subtração:

Lucro = Receitas - Custos

Esse lucro, o que sobra das vendas depois que pagamos todos os custos (salários, aluguéis, matérias-primas etc.) é o que motiva o empresário a produzir, a razão de ser do seu negócio, a compensação pelo risco de perder o que ele empenhou de seu na empresa. Por isso, o lucro é chamado de "Remuneração do Empresário" 10.

Por outro lado, como o objetivo de toda empresa capitalista é a Maximização dos Lucros 11-- quer seja a curto prazo, quer a longo -- deverá ter sua administração orientada, em conseqüência, para o aumento máximo de suas receitas, e para a máxima redução de seus custos, concomitantemente.

Reduzir os custos é diminuir cada uma das parcelas de que é composto:

Maximizar as receitas quer dizer aumentar ao máximo:

Que providências deverão ser pois tomadas no sentido de maximizar os lucros? São elas:

a) Do lado dos Custos:

b) Do lado das Receitas:

c) Do lado do Lucro:

As considerações acima permitem visualizar os três tipos básicos de inflação que existem: a inflação de demanda, a inflação de custos e a inflação de lucros (ou administrativa).

Este terceiro tipo de inflação, onde os administradores procuram aumentar a fatia da empresa na renda nacional, é conhecido há muito tempo. Com efeito, já em 301 A.D. o imperador Diocleciano, em seu famoso Édito dos Preços Máximos, afirmava que "Os responsáveis pela inflação são aquelas pessoas de cobiça ilimitada". Através dessa regulamentação foram tabelados os preços das mercadorias comercializadas no Império Romano, bem como os salários e remunerações dos artífices e prestadores de serviços. Foi a primeira vez que se teve noticia do uso de uma Política de Rendas e Preços para o controle inflacionário.

Os preços sobem porque:

1. Existem muitos compradores dispostos a pagar mais caro por um produto ou serviço cuja oferta não consegue satisfazer à procura;
2. Os custos das empresas aumentaram, sendo repassados para os consumidores e clientes;
3. As empresas procuram aumentar seus lucros para poder crescer mais.

Com respeito à etimologia, tanto a palavra "Lucro" como "Logro" tiveram a mesma origem latina: "Lucru" (Cf. Dicionário Aurélio), que significa não só "proveito, ganho, fortuna, vantagem", mas também "avareza, cobiça, viver à custa dos outros, logro". Já o equivalente inglês, "Profit", veio do latim "Proficere", que quer dizer "progredir, desenvolver, ter bom êxito, ser proficiente".


Notas:

10 Existem cinco tipos de remuneração ou rendas:

REMUNERAÇÃO DO TIPO DE RENDA FATOR DE PRODUÇÃO
REMUNERADO
Empregado Salário Trabalho
Proprietário Aluguel Móvel-Imóvel
Capitalista Juro Capital
Empresário Lucro (Risco)
Governo Imposto (Administração)

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11 Anthony (28) prefere usar a expressão "Retorno Satisfatório". Para uma análise do conceito de lucro, veia Hector Brener (29) e Brian Summers (30). A "maximização dos lucros" se aplica apenas às empresas pequenas. As grandes preferem maximizar seu domínio sobre o mercado, mantendo os lucros em níveis apenas satisfatórios para os acionistas. Para ver como os preços são calculados, consulte o livro "Formação dos Preços" (243). voltar ao texto

12 Com respeito a esses três tipos de inflação, veja também Simonsen (22, vol. 2, p. 107): "Inflação de Custos e Problemas Correlatos". voltar ao texto