Four
Arguments for the Elimination of Television.
Jerry Mander. William Morrow and Company, Inc. New York. 1978. 371 pp. Quatro Argumentos para Acabar com a Televisão. Jerry Mander. Trad. Carla Oliveira e Sofia Vieira. Editora Antígona. Portugal. 464 pp. 1999. |
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Totalmente distanciado dos escritos anteriores sobre TV, este livro é o primeiro a advogar que a mídia não é reformável. Seus problemas são inerentes à própria tecnologia e são tão perigosos -- à saúde física e mental, ao ambiente, e ao processo democrático -- que a TV deve ser eliminada para sempre. A partir de experiências pessoais e de estudos meticulosos, o autor discorre sobre muitos aspetos da TV que raramente têm sido analisados, trazendo à luz uma nova e ameaçadora imagem. A idéia de que todas as tecnologias são "neutras", instrumentos benignos que tanto podem ser usados para o mal ou para o bem, é colocada em profunda dúvida. Falar de reforma da TV é, nas palavras do autor, "tão absurdo quanto falar da reforma de tecnologias como os canhões." O autor: Jerry Mander é bacharel e mestre em Economia. Trabalhou 15 anos em empresas de propaganda, incluindo 5 anos como presidente e sócio da Freeman, Mander & Gossage, em São Francisco, Califórnia, uma das mais conhecidas agências dos EUA. Depois de deixar a propaganda comercial, ele obteve fama nacional pelas suas campanhas públicas, levando o Wall Street Journal a chamá-lo de "O Ralph Nader da propaganda". Em 1972 ele fundou a primeira agência de propaganda não-lucrativa dos EUA, deixando-a em 1974 para escrever este livro. Mander é co-autor de "The Great International Paper Airplane Book". Posteriormente, escreveu também "In the Absence of the Sacred: The Failure of Technology and the Survival of the Indian Nations", em 1992, e "The Case Against the Global Economy: And for a Turn Towards the Local", em 1997. |
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ÍNDICE | |
Introduction
1. The Belly of the Beast
2. War to control the Unity Machine
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Introdução
1. A barriga da besta
2. A guerra para controlar a Máquina da Unificação
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Four arguments for the
elimination of TV
Argument One: The Mediation of Experience 3. The walling of awareness
4. Expropriation of knowledge
5. A drift in mental space
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Quatro argumentos para
a eliminação da TV
Argumento Um: A Mediação da Experiência 3. O bloqueio da percepção
4. A expropriação do conhecimento
5. Um desvio no espaço mental
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Argument Two:
The Colonization of Experience
6. Advertising: the standard-gauge railway
7. The centralization of control
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Argumento Dois:
A Colonização da Experiência
6. Propaganda: a estrada-de-ferro de bitola padrão
7. A centralização do controle
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Argument Three:
Effects of TV on the Human Being
8. Anecdotal reports: sick, crazy, mesmerized
9. The ingestion of artificial light
10. How TV dims the mind
11. How we turn into our images
12. The replacement of humans images by TV
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Argumento Três:
Efeitos da TV no Ser Humano
8. Relatos interessantes: doente, louco, hipnotizado
9. A ingestão de luz artificial
10. Como a TV obscurece a mente
11. Como nos convertemos às nossas imagens
12. A substituição das imagens humanas pela TV
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Argument Four:
The Inherent Biases of TV
13. Information loss
14. Images disconnected from source
15. Artificial unusualness
16. The pieces that fall through the filter
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Argumento Quatro:
Os inerentes desvios da TV
13. A perda da informação
14. As imagens desligadas da fonte
15. O incomum artificial
16. As peças que passam pelo filtro
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Postscript: Impossible
Thoughts
17. TV taboo Acknowledgements Bibliography |
Pós-escrito:
Pensamentos Impossíveis
17. O tabu da TV Agradecimentos Bibliografia |