AS LEIS DE MURPHY PARA A INFORMÁTICA

OU

O MUNDO REAL DA PROGRAMAÇÃO
(NÃO ENSINADO NAS ESCOLAS)

 

LEI DAS VARIÁVEIS

1. As variáveis variam menos que as constantes.

LEIS DO RELACIONAMENTO ANALISTA-PROGRAMADOR

1. O fato novo que, obriga a uma mudança radical no programa, sempre chega ao programador depois de o programa terminado.

2. Se uma modificação funciona perfeitamente em um programa, então não é aquela que o analista quer.

3. Os analistas não sabem bem o que querem, mas sabem muito bem o que NÃO querem.

LEIS DA PROGRAMACAO

1. Qualquer programa, quando começa a funcionar,  já está obsoleto, pois levou muito tempo para ficar pronto.

2. Todo programa custa mais caro e leva mais tempo do que o previsto.

3. Se um programa é útil, então deve ser modificado.

4. Se um programa é inútil, então deve ser documentado em um Manual.

5. A complexidade do programa cresce até exceder a competência do programador.

LEIS DA INCONFIABILIDADE DA COMPUTAÇÃO

1. Os computadores não merecem confiança.

2. Os humanos merecem menos ainda.

3. Qualquer sistema baseado na confiabilidade dos humanos é inconfiável.

LEIS DOS ERROS DOS SISTEMAS

1. Jamais descubra erros que não saiba corrigir.

2. Os erros impossíveis de encontrar são infinitos.

3. Os erros fáceis de encontrar são muito limitados.

4. Todo erro consertado gera pelo menos mais um erro novo.

5. Quando houver muitos erros, deixe como está e avise os usuários quais são os erros.

6. Para evitar processos judiciais devido a erros no programa, anexe um Certificado de Garantia, garantindo que não há qualquer garantia.

7. Os Certificados de Garantia devem ser elaborados por advogados, para que ninguém perceba que não há qualquer garantia.

8. Se você não concordar com os termos de garantia, use o produto assim mesmo, pois não fará diferença. Todos são iguais.

LEIS DOS CRONOGRAMAS

1. Um projeto mal planejado leva três vezes mais tempo para ficar pronto do que o esperado.

2. Um projeto bem planejado leva apenas o dobro do tempo.

LEI DA INTERFACE AMIGÁVEL (USER FRIENDLY)

1. Crie um sistema que até um idiota seja capaz de operar, mas que só um idiota vá de fato operá-lo.

LEI DA APRESENTAÇÃO DE SISTEMAS

1. A eficiência de um sistema previamente testado, na hora da demonstração, é inversamente proporcional ao número e à importância das pessoas que assistem ao seu funcionamento.

LEI DA PRODUÇÃO

1. Toda empresa produtora é sempre a última a usar o próprio produto.

LEIS DA DOCUMENTAÇÃO DOS SISTEMAS

1. Todo sistema nunca faz o que seu manual diz que faz.

2. O objetivo da documentação é justificar o salário dos documentadores.

3. O manual é um objeto que todos querem mas que ninguém lê.

4. O manual é um instrumento para lembrar você de chamar a assistência técnica.

5. Os sistemas modernos não vêm mais com manuais bem detalhados em papel. Nem em CD.

6. Para entender um manual traduzido do inglês, procure o manual original em inglês.

7. Os manuais em CD facilitam a localização do telefone do suporte técnico.

LEIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (S.I.G.)

1. Qualquer imbecil pode tomar uma decisão, desde que lhe forneçam todos os dados suficientes.

2. Um administrador perfeito pode decidir corretamente, mesmo não dispondo de qualquer dado.

3. O SIG é usado para verificar se a decisão já tomada poderia ser melhor.

4. Os maiores usuários dos sistemas gerenciais são as secretárias dos gerentes.

LEI MAGNA DA ANÁLISE DE SISTEMAS

1. A Análise de Sistemas sempre termina depois que os programas já estiverem prontos.

LEI MAGNA DA PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS

1. Um programa de computador faz o que você manda fazer, mas não o que você quer que ele faça.