As notas musicais

A ESCALA "BEM TEMPERADA" DE J. S. BACH

J. S. Bach (1685 - 1750) criou uma escala musical onde passou a haver uma regra lógica para a construção da frequência das notas (*). Nesta escala, usada atualmente na música ocidental, a frequência (hertz) referente a cada tecla do piano sofre um aumento sempre igual a 5.9463...% em relação à nota da tecla anterior (preta ou branca). Com isto:

A tabela a seguir mostra a construção da escala temperada de Bach.

A  ESCALA  MUSICAL  DODECAFÔNICA  TEMPERADA
(dodecafônica = "doze sons", do grego "doódeka" = doze, e "fooné" = som)

O intervalo de frequências que abrange as 13 primeiras notas (Dó1-Dó2) é chamado de uma "oitava" (porque contém 8 teclas brancas no piano). Quando se avança uma oitava (12 notas para frente) a frequência da nota dobra. O simbolo # é chamado de "sustemido": Dó# = Dó Sustenido, ou C Sharp em inglês.

Ordem

Nota em
inglês

Nota em
português

Cor da
tecla do
piano

Tipo

Algoritmo para o cálculo
da frequência

Frequência
em Hertz

Som
senoidal

0

Middle C

Dó central

branca

Tom

F1 = Fo / k ^ 9

261.6

1

Middle C #

Dó central #

preta

Semi-tom

Fo / k ^ 8

277.2

2

Middle D

Ré central

branca

Tom

Fo / k ^ 7

293.7

3

Middle D #

Ré central #

preta

Semi-tom

Fo / k ^ 6

311.1

4

Middle E

Mi central

branca

Tom

Fo / k ^ 5

329.6

5

Middle F

Fá central

branca

Tom

Fo / k ^ 4

349.2

6

Middle F #

Fá central #

preta

Semi-tom

Fo / k ^ 3

370.0

7

Middle G

Sol central

branca

Tom

Fo / k ^ 2

392.0

8

Middle G #

Sol central #

preta

Semi-tom

Fo / k

415.3

9

Middle A

Lá central

branca

Tom

Fo = 440 Hz
Definido em 1939 AD

440.0

10

Middle A #

Lá central #

preta

Semi-tom

Fo * k

466.2

11

Middle B

Si central

branca

Tom

Fo * k ^ 2

493.9

12

C above
middle C

Dó acima do
D central

branca

Tom

F2 = Fo * k ^ 3 = 2 * F1

523.3

         

As oito notas
(a escala diatônica do Dó)

Do1 a Do2

Da coluna "algoritmo" resulta:

k =  1.059463.... = intervalo  entre  duas  notas  consecutivas  =  0.25 dB

Programa em Mathematica para a geração dos tons musicais acima.
Ou pode ser usado o CoolEdit2000.

outras maneiras de se definir as frequências das notas, usadas em paises orientais.

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(*) Ver "A Grande Diacronia" (p. 113 e ss.) em "O Som e o Sentido - Uma Outra História das Músicas" de J. M. Wisnik, Cia das Letras, 2002

(**) As notas Dó-Ré-Mi..., antes chamadas de C-D-E..., tiveram sua origem no hino em homenagem a São João Batista ( http://ballerbach.com/winds.html ), e foram introduzidas pelo papa no século XI:

Ut queant laxis Para que possam, livres,
Resonare fibris Ressoar nas fibras
Mira gestorum Os admiráveis feitos,
Famuli tuorum Os servos teus,
Solve polluti Remove, do impuro
Labii reatum Lábio, o pecado
Sancte Ioannes Oh São João

Na ordem direta, a tradução é: "Para que os teus servos possam cantar livremente os feitos admiráveis, remove o pecado do lábio impuro, oh São João"

A nota UT foi posteriormente mudada para DÓ, por ser mais eufônica.