A Reforma Ortográfica

 

Copyright 1994, Almanaque Abril CD-ROM

 

São as seguintes as mudanças previstas, a serem implementadas até 1994:

 

1. O fim do "c" mudo: desaparece da língua escrita, em Portugal, nas palavras onde não é pronunciado. Ex.: acção, acto, actor, actual, electricidade, inspector, exacto, colectivo, direcção, abjecção. Mas permanece em palavras como: secção, compacto, convicto.

 

2. O fim do "p" mudo: desaparece da escrita, em Portugal, nas palavras onde não é pronunciado. Ex.: baptismo, óptimo, Egipto. Mas permanece em palavras como: egípcio, apocalipse, rapto, óptica.

 

3. A dupla grafia consagrada para palavras escritas e pronunciadas de maneira diferente em Portugal e no Brasil. Ex.: aspeto e aspecto, caracter e caráter, facto e fato, sector e setor, ceptro e cetro, amnistia e anistia, indemnizar e indenizar.

 

4. A dupla acentuação é aceita para as palavras que têm acento circunflexo no Brasil e agudo em Portugal. Ex.: acadêmico e académico, fêmur e fémur, Antônio e António

 

5. Caem os acentos agudos nas paroxítonas que têm "ei" na sílaba tônica: assembléia, idéia, boléia passam a assembleia, ideia, boleia.

 

6. Caem os acentos diferenciais para as palavras homófonas. Ex.: pára do verbo parar e para preposição; pêlo substantivo e pelo contração.

 

7. Caem os circunflexos das paroxítonas terminadas em "o" duplo: abençôo, enjôo, vôo passam para abençoo, enjoo, voo.

 

8. Permanece o hífen antes das palavras que começam com "h": anti-higiênico, pré-histórico, anti-heróico. Permanece o hífen diante de palavras que comecem com a última letra do prefixo: contra-almirante, hiper-resistente, pré-escolar. Não se usa o hífen diante das palavras formadas com os prefixos des- e in- (as palavras iniciadas com "h" o perdem ao receberem o prefixo): desumano, desidratado, inábil, inumano.

 

9. Desaparece totalmente o trema: lingüiça, seqüência, freqüência, quinqüênio passam a linguiça, sequência, frequência, quinquênio.

 

10. As letras "k", "y" e "w" passam a ser oficialmente incorporadas ao alfabeto da língua portuguesa.