CRM On-Demand: O Futuro Chegando
por J. C. Melo, CEO, Open University., ago-2006
http://mba-open-university.net/index.html
Um velho amigo quer instalar um CRM (Customer Relationship Management - software para lidar com os clientes da empresa) na sua empresa, e me perguntou sobre os On-Demand.
On-Demand é o seguinte: Um provedor de serviços (por exemplo, nos EUA) tem um software de CRM (em geral, muito grande e potente) e, se a sua empresa lhe pagar uma (geralmente) pequena taxa mensal, você também poderá usar esse CRM do provedor, via Internet.
A duvida é: Como vou colocar os dados de minha empresa nesse provedor ?
Realmente a questão é assustadora.
Há dez anos quando eu comecei meu primeiro curso (o CIO - Chief Information Officer), em duas aulas, esse sistema era explicado, e a minha recomendação era: Não o use. Eles se chamavam ASP: Application Service Provider (não confundir com os .asp de hoje).
Hoje, entretanto, eu o recomendo, pois evoluiu muito.
Explico por quê:
Nos temos as seguintes fontes para possíveis furtos de seus dados num OnDemand:
Primeiro: hoje em dia os bancos de dados não usam mais os dados "in natura" como no passado; todos são comprimidos para maior velocidade e menor espaço. Por exemplo, "João da Silva, Rua X numero y, Porto Alegre, telefone 454545677878" num banco de dados de hoje pode estar assim: "Dg6Tbbn 9_Q3".
Segundo: para acessar esses mesmos bancos de dados, você usa uma password que só você conhece; essa password também é comprimida e não pode ser conhecida pelo seu provedor ou por um empregado dele. Portanto, seus dados são ininteligíveis e acessados por uma password que (talvez) só você conheça.
Para complicar ainda mais, muitos OnDemand não estão usando os seus próprios servers, mas sim transferindo as operações para espaços em servers gigantescos. E então temos que, nesses últimos servers, não existe a hipótese de alguém ler os seus dados, pois eles são recebidos (do seu provedor de CRM) ininteligíveis e são assim manipulados e processados. Em outras palavras, ninguém sabe o que está sendo processado.
Em resumo, o OnDemand hoje é bastante confiável (e
até mais confiável do que o seu próprio computador ou network).
Nos dez principais CRMs do mercado, todos têm OnDemand, e muitos já abandonaram
os pacotes de software à venda. Como a Microsoft (que já disse que vai
transformar TUDO em OnDemand). Também o Google (com os seus recentes
lançamentos, inclusive seu Office OnDemand, lançado nesta semana), bem
como os maiores do mundo: SAP, Oracle, SalesForce etc., TODOS ELES já tem seus
OnDemand.
E onde um CRM se aplica?
Depende do ramo, mas onde ele se aplica, se você não usá-lo, estará dando um verdadeiro tiro no pé. Companhias de transportes (marítimo, aéreo, terrestre), farmácias, distribuidoras de automóveis, companhias com muitos clientes (telefones, energia, água, Bancos, grandes magazines etc.) e milhares de outros ramos, podem ter um GRANDE retorno se um CRM for corretamente usado.
E hoje os OnDemand são baratissimos, algumas dezenas de dólares por mês por operador, sem preocupações com hardware, pessoal de software (peopleware), compras de software e seus upgrades etc.
Corra e comece a usar um CRM. Diga-me o que quer e lhe darei umas dicas. O risco está nessa escolha e não na sua operação.