Filhos de Lula ganharam passaporte diplomático

Documento confere tratamento diferenciado a seus portadores

6 jan 2011

Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo revelou que o Itamaraty concedeu passaportes especiais a dois filhos do ex-presidente Lula no dia 29 de dezembro, dois dias antes do fim do seu governo.

De acordo com as normas do Itamaraty, o passaporte diplomático pode ser concedido a dependentes de autoridades que tenham até 21 anos de idade ou que sejam portadores de deficiência física.

Os dois filhos de Lula que ganharam o documento não se enquadram em nenhuma dessas normas: Luís Cláudio Lula da Silva tem de 25 anos e Marcos Cláudio Lula da Silva tem 39 anos de idade.

‘Caráter excepcional’ e ‘interesse do país’

O Itamaraty, por sua vez, disse que os dois filhos do ex-presidente Lula já tinham o passaporte diplomático e que o documento foi apenas renovado no dia 29 de dezembro. Um dos filhos de Lula, no entanto, tem 39 anos, o que significa que o privilégio já dura há algum tempo.

O ato do Itamaraty foi assinado pelo ex-chanceler Celso Amorim, ressaltando que o benefício se deu “em caráter excepcional” e “em função do interesse do país”.

O passaporte diplomático concedido aos filhos de Lula tem validade de quatro anos e confere tratamento diferenciado a seus portadores, como filas especiais e controles mais brandos em destinos que mantêm relações diplomáticas com o Brasil.