O GOLPE DO CARTÃO DE CRÉDITO NA INTERNET
Note que eles não
pedem a senha
Você recebe uma
chamada e a pessoa diz:
— Estamos ligando do departamento de segurança da VISA (por exemplo). Meu nome é
(qualquer nome) e meu número de identificação funcional é (qualquer número). O
sr. comprou (qualquer coisa bem estranha, como um "dispositivo
antitelemarketing") no valor de R$ 497,00 (valor qualquer), de uma empresa em
Porto Alegre ? (ou qualquer cidade distante)
Como você responde
que não, ele prossegue:
—
Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se
isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito a seu favor. Mas antes de
processar o crédito, gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é xxx
? (o endereço pode ser encontrado facilmente nas listas telefônicas via
internet).
Após responder "sim", o golpista continua ...
— Qualquer pergunta que o sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se
encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso departamento de
segurança.
Por favor, anote o seguinte número de protocolo...
O bandido lhe dá
então um número de seis dígitos qualquer e pede:
— O sr. poderia lê-lo para confirmar?
Aqui vem a parte
crítica da fraude. Ele diz então:
— Desculpe, mas temos que nos certificar de que o sr. está de posse de seu
cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número.
Feito isto, ele
continua:
— Obrigado! Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos números (ou
4, dependendo do cartão).
Estes são os seus
números de segurança (pin number),
que você usa para fazer compras via internet, para provar que está com o cartão.
Depois que você informa os referidos números, ele diz:
— Obrigado! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava
perdido nem tinha sido roubado, e que o sr. está com ele em seu poder. Isso
confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente.
O sr. teria alguma
outra pergunta?
Depois que você diz
que não, o ladrão agradece e desliga.
Provavelmente, em menos de dez minutos, uma compra via internet será lançada no
seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do
extrato do cartão.
É quase inútil fazer
denuncias à polícia. Até nos EUA é difícil o rastreamento dessas ligações. Caso
receba este tipo de ligação, você pode falar para o bandido desligar que você
mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora. Ou, melhor ainda, verifique
diretamente na sua agência bancária se houve essa compra estranha com o seu
cartão.
A melhor maneira prevenir esse golpe é estar alerta e comunicar a todos a sua
existência.
A falha de segurança desse sistema de compras via internet é que as lojas não
precisam da sua senha para sacar o dinheiro da sua conta. Bastam apenas os
números que estão impressos em seu cartão, que são de fácil acesso. E se um dia
as lojas vierem a precisar, você não deverá fornecer a sua senha.
Como há também o risco de hackers invadirem o banco de dados das lojas da internet e obter os números dos cartões de crédito dos consumidores, deve-se sempre evitar o uso do cartão de crédito na internet. Prefira sempre outros meios, como boletos bancários, por exemplo, evitando assim enviar os dados do cartão para as lojas. Prevenir é fácil. E remediar nem sempre funciona: alguém pode pedir para um amigo fazer a compra e alegar que foi golpe -- o banco não é idiota nem é legalmente obrigado a devolver o dinheiro.