O GOLPE DO CARTÃO DE CRÉDITO NA INTERNET

Note que eles não pedem a senha

Você recebe uma chamada e a pessoa diz:

— Estamos ligando do departamento de segurança da VISA (por exemplo). Meu nome é (qualquer nome) e meu número de identificação funcional é (qualquer número). O sr. comprou (qualquer coisa bem estranha, como um "dispositivo antitelemarketing") no valor de R$ 497,00 (valor qualquer), de uma empresa em Porto Alegre ? (ou qualquer cidade distante)

Como você responde que não, ele prossegue:

Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito a seu favor. Mas antes de processar o crédito, gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é xxx ? (o endereço pode ser encontrado facilmente nas listas telefônicas via internet).

Após responder "sim", o golpista continua ...

— Qualquer pergunta que o sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso departamento de segurança. Por favor, anote o seguinte número de protocolo...

O bandido lhe dá então um número de seis dígitos qualquer e pede:

— O sr. poderia lê-lo para confirmar?

Aqui vem a parte crítica da fraude. Ele diz então:

— Desculpe, mas temos que nos certificar de que o sr. está de posse de seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número.

Feito isto, ele continua:

— Obrigado! Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos números (ou 4, dependendo do cartão).

Estes são os seus números de segurança (pin number), que você usa para fazer compras via internet, para provar que está com o cartão. Depois que você informa os referidos números, ele diz:

— Obrigado! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o sr. está com ele em seu poder. Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente. O sr. teria alguma outra pergunta?

Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga.

Provavelmente, em menos de dez minutos, uma compra via internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato do cartão. É quase inútil fazer denuncias à polícia. Até nos EUA é difícil o rastreamento dessas ligações. Caso receba este tipo de ligação, você pode falar para o bandido desligar que você mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora. Ou, melhor ainda, verifique diretamente na sua agência bancária se houve essa compra estranha com o seu cartão.

A melhor maneira prevenir esse golpe é estar alerta e comunicar a todos a sua existência.

A falha de segurança desse sistema de compras via internet é que as lojas não precisam da sua senha para sacar o dinheiro da sua conta. Bastam apenas os números que estão impressos em seu cartão, que são de fácil acesso. E se um dia as lojas vierem a precisar, você não deverá fornecer a sua senha.

Como há também o risco de hackers invadirem o banco de dados das lojas da internet e obter os números dos cartões de crédito dos consumidores, deve-se sempre evitar o uso do cartão de crédito na internet. Prefira sempre outros meios, como boletos bancários, por exemplo, evitando assim enviar os dados do cartão para as lojas. Prevenir é fácil. E remediar nem sempre funciona: alguém pode pedir para um amigo fazer a compra e alegar que foi golpe -- o banco não é idiota nem é legalmente obrigado a devolver o dinheiro.