Ao acessar seu Home Bank, verifique antes se a tela não é FALSA (phishing):
1 - Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se permanecer na tela sem minimizar, é pirata. NÃO tecle nada e feche o navegador.
2 - Sempre que
entrar no site do Banco, digite sua senha ERRADA na
primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site
poderá ser realmente do Banco, porque o sistema tem como checar a senha
digitada. Mas se você digitar a senha errada e não acusar erro, é mau sinal.
Sites piratas não têm como conferir a informação: o objetivo é apenas capturar a
sua senha.
3 - Sempre que você entrar no site do Banco, verifique se no rodapé da
página aparece o ícone de um cadeado; além
disso, clique duas vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações
sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado
pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e, ao clicar duas vezes sobre ele,
nada poderá acontecer.
Os três pequenos procedimentos acima são simples e poderão protegê-lo de fraudes
virtuais.
No entanto, continue atento: não existe no mundo sistema absolutamente seguro, seja ele real, seja virtual. E, mesmo com as três dicas acima, os hackers poderão criar sites falsos para contornar esses alertas, sempre tentando tapeá-lo.
Lembre-se também que o Banco NÃO É responsável pelo dinheiro que sacarem de sua conta sem sua autorização. O risco é todo seu.