Previsões Tecnológicas

Internet

"Compras remotas, mesmo completamente possíveis, serão um fracasso -- já que as mulheres gostam de sair de suas casas, gostam de tocar na mercadoria, gostam de poder mudar de idéia"

Revista Time, em 1966, condenando o e-commerce antes mesmo de alguém pensar em torná-lo realidade.

Computadores

"Como o ENIAC é equipado com 18 mil válvulas e pesa 30 toneladas, computadores no futuro podem ter apenas mil válvulas e pesar apenas 1,5 tonelada"

Revista Popular Mechanics, em março de 1949. Mas foi a invenção do transistor, em 1947, pela Bell Laboratories (do grupo ATT), que viabilizou os computadores de grande porte, nos anos 60 e 70. A invençao do circuito integrado e do microprocessador, no inicio dos anos 70, tornou possivel os microcomputadores.

"Não há qualquer razão para que alguém queira um computador em sua casa"

Ken Olson, presidente e fundador da Digital Equipament Corporation, fabricante de computadores de médio porte, argumentando contra o PC da Apple em 1977, que já era um sucesso comercial.

"Eu viajei por todo este país e falei com as pessoas mais preparadas, e posso assegurar que o processamento de dados é um engodo que não vai durar até o final do ano"

O editor responsável pelos livros de economia na editora PrenticeHall, em 1957. Nesse ano, a área militar americana já usava computadores.

"Mas... para que isso serve?"

O executivo da IBM Robert Lloyd, falando em 1968 sobre microprocessador, o coração dos atuais computadores pessoais. Em 1981 é lançado o IBM-PC, um sucesso mundial. Nessa mesma década, a IBM apresenta o primeiro prejuizo em sua história, pois seus mainframes estavam sendo trocados por IBM-PCs ("downsizing"). Em 2005, essa divisão da IBM  foi comprada pela Lenovo, uma empresa da China continental.

Telefone

"Esse "telefone" apresenta muitas restrições para ser seriamente considerado como um meio de comunicação. O aparelho não representa valor nenhum para nós"

Um documento da  agência de finanças Western Union, em 1878. Nos anos 80, a ATT, que vive de telefones, é uma das maiores empresas do mundo. Mas em 2004 ela fecha suas portas, devido à entrada em cena do VoIP, o telefone gratuito da Internet.

"Os norte-americanos precisam do telefone, mas nós não. Nós temos um número grande de entregadores de mensagens"

Sir William Preece, engenheiro-chefe dos Correios Britânicos, em 1878.

"É uma ótima invenção, mas quem afinal gostaria de usá-la?"

O então presidente norte-americano Rutherford B. Hayes, após a demonstração do telefone de Alexander Graham Bell, em 1876.

"Um homem foi preso em Nova York por tentar extorquir dinheiro de ignorantes e supersticiosos ao exibir um aparelho que, diz ele, transmitirá a voz humana por qualquer distância por um fio metálico para que seja ouvido por uma outra pessoa. Ele chama o instrumento de "telefone". Pessoas bem informadas sabem que é impossível transmitir a voz humana por fios"

Notícia em um jornal de Nova York, em 1868.

Televisão

"A televisão não vai durar. É apenas um flash em uma bandeja"

Mary Somerville, pioneira das transmissões educacionais de rádio, em 1948.

"A televisão não vai durar porque as pessoas logo se cansarão de ligar a caixa de madeira toda a noite"

Darryl Zanuck, produtor de filmes da 20th Century Fox, em 1946.

"Enquanto a televisão pode ser mais agradável teoricamente e tecnicamente, comercialmente e financeiramente é uma impossibilidade, um desenvolvimento que ficaremos gastando pouco tempo sonhando"

Lee DeForest, pioneiro norte-americano do rádio e inventor da válvula a tubo, em 1926.

Rádio

"O rádio não tem futuro"

Lord Kelvin, matemático e físico escocês, ex-presidente da Sociedade Real, em 1897.

"A caixa de música sem fio não tem futuro comercial imaginável. Quem pagaria por uma mensagem mandada para ninguém em particular?"

Sócios de David Sarnoff respondendo a um documento que pedia investimento no rádio, em 1921. Essa invenção foi depois lucrativamente explorada pela Radio Corporation of America (RCA).

"Lee DeForest disse inúmeras vezes em muitos jornais, e assumiu a responsabilidade, de que seria possível um dia transmitir a voz humana pelo Atlântico. Baseado nessas declarações absurdas e deliberadamente errôneas, o público foi levado a comprar ações da sua companhia..."

Juiz norte-americano, culpando o inventor Lee DeForest por vender ações "fraudulentas" em carta para sua empresa Radio Telephone Company, em 1913. Mais tarde, Lee vende sua mais importante patente -- a válvula eletrônica -- para a ATT, por baixo preço, cansado de tantos processos judiciais envolvendo a contestação de suas várias patentes. A ATT viria depois a ser uma das maiores empresas do mundo.

Outras tecnologias

“A transmissão de documentos via telefone é possível em princípio, mas os aparatos necessários são tão caros que nunca se tornará uma proposição prática.”

Dennis Gabor, físico britânico e autor de “Inventing the Future”, em 1962. Mais tarde, o fax (de "fac simile", em latim, ou "faze similar") se torna sucesso mundial. E com a Internet, torna-se obsoleto.

“Por volta de 1985, as máquinas serão capazes de fazer qualquer trabalho que o homem possa fazer.”

Herbert A. Simon, da Carnegie Mellon University, considerado o fundador da Inteligência Artificial, falando em 1965. Em 1997, o Big Blue, um supercomputador da IBM, ganha um torneio internacional de xadrez, vencendo o grande mestre Garry Kasparov. A partir dai, os limites da computabilidade ficaram nebulosos.

“O mercado potencial para máquinas de fotocópias é de 5 mil máquinas, no máximo”

A IBM para o fundadores da Xerox, esta se tornando depois uma das maiores empresas do mundo.

"O fonógrafo não tem nenhum valor comercial"

Thomas Alva Edison, o inventor do toca-discos (gramofone ou fonógrafo), em 1877. Mesmo assim, as 1093 invenções patenteadas de Edison foram industrializadas pela Edison General Electric Co., que depois se transformou na conhecida GE, hoje uma das maiores empresas do mundo. Edison morreu multimilionário.

"Esta coisa de antitruste vai passar"

Bill Gates, fundador da Microsoft, empresa que tem sofrido vários processos por querer monopolizar o mercado da informática, tendo perdido vários. Antes de existir a Microsoft, quem sofria tais processos era a IBM, que acabou sendo desmembrada por pressão do governo americano.