CURIOSIDADES

Ciência

As 100 maiores contribuições cientificas do século 20

Artigo publicado pela The American Scientist em nov-dez-1999.

A Ignorância dos Sábios

A Ciência desconhece muito do que existe. Numa edição comemorativa, em 01-jul-2005, a renomada revista Science publicou 125 grandes dúvidas dos cientistas, como mostrado aqui. Alguns desses desconhecimentos são, no entanto, usados como "ponto pacifico" no dia-a-dia, como o caso do Deficit Público, cuja relação exata com a realidade econômica a Ciência ainda não conseguiu descobrir: de fato, o maior Deficit Público ocorre no pais mais rico do mundo.

Em 03-out-1995 o jornal L'Express também publicou um artigo de 1465 palavras, nessa mesma linha: "Histoire, médecine, littérature, peinture, astrophysique... ce qu'on ne sait pas", por Eric Conan, Michel Faure, Dominique Simonnet, Yves Stavridès, Jean d'Ormesson e outros. Esse artigo foi traduzido e publicado no jornal Estadão em 10-set-1995, no Caderno 2, sob o titulo "O que não sabemos".

Astronomia

Para identificar os corpos celestes, use o software CyberSky. Conhecendo a posição dos corpos, o mapa do CyberSky os identifica com precisão. Para tanto, use as configurações: (1) Options/Location: o local geográfico onde você se encontra. (2) Options/InitialView: North, olhando em direção ao Norte. (3) Chart/HorizonMode, para ter um mapa semelhante à imagem que você enxerga ao olhar o céu. (4) Time/UniversalTime, para indicar o fuso horário local. (5) Animation/RealTime, para que o mapa acompanhe o aspecto do céu em tempo-real. Veja também a interessante Imagem do Dia da NASA. Aqui está um Sextante.

Prêmio Ig Nobel

Concedido anualmente para as dez invenções, produtos ou publicações mais sem-pé-nem-cabeça, escolhidos entre centenas de sugesões enviadas ao Comitê Organizador do prêmio. Criado em 1991 nos EUA.

Planeta Terra à noite

Esta interessante foto da NASA mostra os lugares do planeta mais ativos à noite.
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap040822.html

Os Problemas do Milênio

Se você entende de Matemática, pode ganhar um milhão de dólares por problema resolvido. Veja aqui a lista dos sete problemas candidatos à premiação.

Pesquisa Séria também pode ser fraude

Publicada na conceituada revista Science em 2004 e 2005, a pesquisa sobre clonagem de células-tronco, do coreano Hwang Woo-Suk, foi uma grande fraude cientifica, como se pode ver no artigo "Hwang dá detalhes de fraude em estudo", publicado no Estadão de 07-mar-2006, p. A14. Esta noticia, de mai-2006, se refere a outra fraude, o chip Hanxin, "o primeiro chip chinês", desenvolvido na Universidade de Shanghai-Jiaotong, pelo professor Chen Jin, diretor da Escola de Microeletrônica dessa universidade.

Kurt Gödel e os Limites da Lógica

Em 1931, o matemático Kurt Gödel demonstrou que, por mais bem elaborada que pudesse ser uma Teoria, ela sempre acabaria em becos sem saida, onde seria impossivel provar se algumas conclusões seriam falsas ou verdadeiras. Em outras palavras, não é possivel construir uma Teoria completa e coerente: os absurdos sempre irão surgir em algum ponto do desenvolvimento, mesmo que não se tenha cometido nenhum erro lógico. Esse teorema significou o fim da certeza na Matemática: uma ciência "exata" que acabou se transformando em "inexata", para a decepção geral dos cientistas. Nesse século 20, outras descobertas também colocaram um ponto final na esperança de se advinhar o futuro (previsões de longo prazo), através de teorias bem construidas. A Teoria do Caos mostrou que previsões de ecologistas baseadas numa equação de crescimento populacional tão simples como  p(t+1) = R p(t) [1 - p(t)]  resultavam num processo caótico quando R > 3 (p = população, t = tempo). O famoso prêmio Nobel de Fisica, Richard Feynman, também chegou a afirmar que "A maneira pela qual temos que descrever a Natureza é-nos geralmente incompreensivel", quando analisava algumas conclusões matemáticas da Mecância Quântica. O conhecido astrofisico James H. Jeans (1877-1946) também afirmou que "Hoje em dia acredita-se geralmente --- e entre os físicos quase unanimemente --- que a corrente do conhecimento nos leva a uma realidade não-mecânica: o Universo começa a parecer mais um grande pensamento do que uma grande máquina". E uma das decorrências do Teorema de Gödel é ser impossivel prever se um software complexo possui alguma falha (bug), embora possa ser responsável por decisões envolvendo bilhões de dólares, na atual Sociedade da Informação. Essas descobertas levaram à conclusão de que a Lógica Humana é falha e limitada, dando origem a livros como "O Fim da Ciência", de John Horgan (Ed. Cia. das Letras, 1998), "Mathematics: The Loss of Certainty", de Morris Kline (Oxford University Press, 1980), "Quem se Atreve a Ter Certeza?", de José Pedro Andreeta e Maria de Lourdes Andreeta (Ed. Mercúrio, 2004), "The Logic of Failure", de Dietrich Dörner (Henry Holt & Co., 1989) e do best-seller "A Era da Incerteza", de John K. Galbraith (Ed. Pioneira, 1977).

Tsunami

Simulação matemática de um tsunami sendo formado no oceano, usando Mathematica 5.2 (64 bits)
Fonte: http://www.wolfram.com/products/mathematica/newin52/64bit.html

(
Animação em formato SWF (MacroMedia Flash). Pode-se usar também o IrfanView. )

Outra simulação em GIF-animado (fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:2004_Indonesia_Tsunami_edit.gif )

Caos

Podemos predizer o futuro ?
O caos e o cérebro.

Para conhecer o assunto, leia o best-seller "Caos, o Nascimento de Uma Nova Ciência",
de James Gleick, Ed. Campus, ed. original de 1987.

Um buraco negro engolindo uma estrela

Interessante foto de um black-hole, em direção à Terra, engolindo uma estrela.

Comunicação

Estratégias de Manipulação para a Televisão

O fim dos jornais, revistas, músicas e vídeos em formato convencional

O cego e o publicitário

A maneira de se transmitir uma mensagem pode fazer muita diferença.

Confissões de um ex-abortista

Incluindo táticas de como fazer um lobby para aprovar uma lei.

A propaganda enganosa da Petrobrás sobre a auto-suficiência em petróleo (18-mar-2006)

Crime

O crime compensa

No estado do Rio de Janeiro, 96% dos crimes não chegam ao conhecimento da policia, como mostra esta noticia. E apenas 1% dos homicidios são esclarecidos. Esse problema, no entanto, é antigo. Eis uma entrevista dando umas pistas sobre o problema. A Cia. Porto Seguro também dá umas dicas sobre segurança no trânsito. Enquanto isso, New York não teve nenhum homicidio em 1999. Mas teve mais de um assalto a banco por dia. E Beira-Mar, um dos grandes traficantes, foi chamado de "grande empresário" pelo deputado Elias Murad. Veja aqui as armas usadas pelos bandidos: O plebiscito sobre desarmamento no Brasil em 2005 foi apenas uma piada em relação a essas armas.

As diferenças entre o presídio e o trabalho

Corrupção, uma praga mundial

Anualmente o www.globalcorruptionreport.org publica a lista dos paises e seus níveis de corrupção. Os paises mais corruptos são naturalmente os mais atrasados. Além disso, a revista Isto É mostrou que dois terços das fraudes nas empresas são feitas por funcionários em cargos altos. Fato aliás já bem conhecido no Brasil, desde 2005.

75% dos brasileiros aprovam a corrupção

Pesquisa do IBOPE, de 28-mar-2006, concluiu que 75% dos brasileiros aprovam a corrupção. Isso leva ao ditado popular "brasileiro gosta de ser roubado". A corrupção consome R$ 10 bi por ano no Brasil (parte disso vai para a Suiça).

A sábia decisão de um Juiz de Direito (caso real)

Erro judiciário por 19 anos dá indenização ridicula

O golpe nacional das licitações, que começa no Congresso

Tropas da ONU envolvidas no comércio de crianças (pedofilia)

Diversos

O homem mais alto do mundo

Cuidado com as aparências

Não confie muito no que vê, como mostram estes slides em Power Point ou este em PPS.

SUDOKU

Súdoku ("números separados") é um jogo de quebra-cabeça inventado em 1979 no Japão e hoje divulgado em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde costuma aparecer ao lado do horóscopo e das palavras-cruzadas, nos jornais e revistas. Consiste em preencher nove quadrados com digitos de 1 a 9, sem repetições. Este programa, elaborado por Pascal Ganaye, resolve esse quebra-cabeça em segundos, ou cria novos jogos para serem resolvidos.

As melhores (e as piores) cervejas no Brasil

Em um teste de dez marcas encontradas no Brasil, seis conhecedores de cerveja pilsen deram suas opiniões. Publicado no Estadão de 15-dez-2005, pg. P3

O Brasil no espaço: Mera jogada eleitoreira (31-mar-2006)

Por que a Justiça é lerda (fev-2006)

Os melhores (e os piores) paises para se viver

As melhores (e as piores) cidades para se viver

Ecologia

Aquecimento Global em marcha

Todos os glaciares da Terra juntos contêm água suficiente para aumentar o nível dos oceanos por mais de 60 metros. Mas isto pode levar séculos. Ou não. O fato é que o degelo prossegue. Veja aqui um gráfico do aumento da temperatura global com o passar dos anos.

Mais aquecimento (revista Veja, 21-jun-2006)

O rompimento de um equilibrio ecológico

O que ocorrer com a Terra, recairá sobre os filhos da Terra

Casacos de pele: Uma barbaridade civilizada

Um interessante protesto contra os chapéus de pele de urso (22-mai-2006)

"Ninguém liga para a Natureza": Brigitte Bardot em defesa dos animais (25-fev-2007)

Internacionalização da Amazônia e mais internacionalização do governo inglês

Baleias têm chifres (são antenas de rádio)

Crime Ecológico

O técnico baiano Luiz Franco Timóteo espalhou a praga "vassoura de bruxa" nos cacaueiros da Bahia, em 1989, a mando de politicos da região e de funcionários da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, órgão do Ministério da Agricultura), com o objetivo de "fortalecer o órgão e reduzir o poder dos produtores", como declarou nesta entrevista. (Estadão, 10set2006)

Economia

Como funciona o lobby na democracia

Os melhores (e os piores) paises para se viver

Evolução do Salário Minimo de 1940 a 2004 no Brasil

Em resumo, após de 64 anos de "crescimento", o brasileiro hoje ganha um salário-minimo menor que o de 1951, o mais baixo salário antes da democratização do pais, em 1985. Ou seja, por aqui, quanto mais se trabalha, mais pobre se fica. Os dados sao do Dieese.

Onde se ganha mais e onde se ganha menos

Conclusões baseadas no "Big Mac Index" da revista The Economist.

Os paises mais ricos do mundo

Gráfico do PIB per Capita (Faturamento anual no pais -- PIB ou GDP -- dividido pela população). Em 2006, Luxemburgo em primeiro lugar, com US$ 66.000 por pessoa por ano, Brasil em 78º lugar com US$ 3.300 por pessoa por ano, e Burundi em 184º lugar (último lugar) com US$ 84.29 por pessoa por ano.

O desastre do petróleo

Os aumentos do preço do petróleo e suas implicações na economia e no emprego.

Por que os economistas erram tanto ? E veja aqui exemplos de previsões.

Como uma lojinha do interior virou a maior empresa do mundo

O Fim do Papel e "Quem Matou o Jornal ?" (The Economist)

A história dos "juros altos"

Vantagens de estabelecer a própria remuneração: deputados federais (2006)

O "perigo amarelo"

Por que o dinheiro do seu imposto vai enriquecer a Suíça.

Importância do Brasil no mundo é de apenas 1%.

Educação

Advogado ensina a fraudar o exame da OAB

Brasil é corrupto e atrasado porque eleitor é analfabeto

Novo método de ensino de matemática nas escolas do Rio de Janeiro.

Indústria brasileira contrata apenas 1% dos mestres e doutores

Matemática e Leitura ganham prioridade nos novos currículos dos EUA

Por pressão do mercado, os novos curriculos nos EUA dão ênfase a Matemática e Leitura, deixando o resto das disciplinas em segundo plano (New York Times, 26-mar-2006) No passado, as empresas já reclamaram da falta de profissionais versados em Matemática e Lógica, indo buscá-los na India, Finlâdia, Coréia e alguns outros paises (o que agitou os sindicatos americanos). Quanto à leitura, os levantamentos da ONU têm mostrado haver 25% de analfabetos funcionais nos EUA (no Brasil são 75%).

Onze coisas que não se aprendem na escola

Bill Gates comentou em uma palestra em 2005 que o ensino agradável e politicamente correto existente nas escolas está criando uma geração de pessoas desconectadas do mundo real e candidatas ao fracasso.

Três falhas no ensino de administração de empresas

O empresário Antonio Carlos Vidigal escreve sobre as diversas dificuldades enfrentadas pelos administradores brasileiros em decorrência de falhas no ensino.

O Fim do Ensino Tradicional

Os alunos têm dado o recado: dormem ou conversam durante as aulas, ficam ouvindo MP3 no fone de ouvido, reclamam de aulas sem utilidade, faltam às aulas no limite permitido ou saem da aula após a chamada, colam durante as provas e exames, copiam os trabalhos da Internet ou de colegas etc. (obs.: este site evita a cola). Alguns mais impacientes, resolvem comprar logo o diploma. Para enfrentar o problema, uns professores resolvem "dar uma dura" na classe, outros se acomodam dizendo "que sempre foi assim". Obviamente, algo está errado nesse ensino tradicional, que tem como resultado a existência de 75% de analfabetos no Brasil (vide abaixo) ou de 80% de reprovados no exame da OAB (se houvesse tal exame para médicos e engenheiros, o indice não seria muito diferente desse...). De fato, está surgindo um novo modelo de ensino, que só o tempo dirá se é melhor ou pior que o atual. Aqui, uma noticia de nov-2006, onde os empregadores dizem preferir cursos online ao invés do ensino tradicional, onde neste o professor expõe sua sapiência enquanto os alunos dormem ou conversam.

Quer um diploma universitário ? Custa só R$ 1.600 (jan-2007)

Os gatos também podem ter diploma de MBA

Os cursos on-line também apresentam riscos. Assim como no mundo real se pode comprar diplomas falsos de medicina e odontologia, como ocorre na Universidade del Sur (Unisur), de Cochabamba, Bolivia, essa prática também foi aplicada ao mundo virtual, que nada mais é do que reflexo do mundo real.

Analfabetismo Funcional

Embora as estatisticas oficiais indiquem haver uns 15% de analfabetos no Brasil, seu número é, na realidade, de 75%. Para contornar essas "duplas percentagens", foi mantida a denominação de "analfabetismo" para a percentagem oficial, e criado o "analfabetismo funcional" para a segunda percentagem. É o "duplipensar de Orwell" em ação. Veja mais detalhes aqui.

Brasil, um pais que nao lê

Uma noticia de The Economist, coerente com os 75% de analfabetos funcionais existentes.

Com o empobrecimento da classe média, a educação também empobrece

Como a classe média está sendo obrigada a cortar as suas despesas, inclusive com a educação, o mesmo está ocorrendo com as escolas, tendo como resultado um nivelamento por baixo do nivel de ensino no pais, como mostram estas noticias de fev-2006.

A "Pirâmide da Aprendizagem"

Quando você assiste a uma aula expositiva de 50 minutos (onde o professor fala e você fica ouvindo), você só vai se lembrar do que ele disse durante uns 2.5 minutos (5%). O resto você esquece completamente. Esse é o resultado da famosa pesquisa atribuida ao National Training Laboratories www.ntl.org, como mostrado nesta pirâmide. Em principio, isto não deveria ser novidade, pois Confúcio já havia dito, há 2500 anos: "O que eu ouço, esqueço. O que vejo, eu me lembro. O que faço, compreendo". No entanto, o que tem intrigado são essas percentagens: de onde vieram ?  Uma empresa, Work-Learning Research, chegou à conclusão de que essas percentagens são uma fraude, como mostrado aqui.

Erros graves nas enciclopedias Britannica e Wikipedia

A revista Nature analisou o conteúdo dessas enciclopédias e constatou 162 erros graves na Widipedia e 123 na Britannica.

Conhecimento: o diferencial competitivo das empresas

Na década de 60, o economista de Harvard, J.K.Galbraith, mostrou que o principal fator de produção não é "a terra, o trabalho ou o capital", como ainda hoje ensinam os livros de Microeconomia, mas sim o conhecimento (know-how). Este artigo mostra que as empresas estão fazendo acordos para evitar que o conhecimento vá para um concorrente. No passado recente, a Google e a Microsoft também já trocaram processos judiciais pelo mesmo motivo: "o roubo de cérebros". Veja também a "Batalha por Talentos" de The Economist (out-2006)

Pesquisas sobre Administração de Empresas são irrelevantes ?

Esoterismo e Exoterismo

Disco Voador ? O que é isso ?

Entrevista com o coronel Uyrangê Hollanda, chefe da "Operação Prato" da FAB, realizada em 1977 na ilha de Marajó (Pará) e só tornada pública em 1997. Aqui, mais informações sobre o tema.

Religiões e Seitas

Cronologia das Ideologias Religiosas

Seu verdadeiro horóscopo

Astrologia não é ciência

Curso de Astrologia nas Univ. de Brasilia e Univ. Est. de S. Paulo (UNESP) 1 2 (16-abr-2006)

Islamismo

Alcorão, a base ideológica do Islamismo

A "Biblia" da segunda maior religião do mundo (a primeira é o Cristianismo). Essa edição possui 1945 notas explicativas, que ajudam a entender melhor o significado do Alcorão (PDF, 2.3 MB)

Cristianismo e Islamismo

Afeganistão pode condenar à morte homem que se converteu ao cristianismo

O Terrorismo Islâmico

Entrevista com um comandante da Al Qaeda (circula pela Internet)

Voluntários para atentados suicidas já são 55 mil (Estadão, 18-abr-2006)

Entrevista com lider religioso iraniano (Estadão, 19-abr-2006)

Uma resposta do Ocidente às declarações ideológicas do Islamismo

Eu sou uma mulher islâmica

O Mundo Novo que surgiu após 11-set-2001.

"Convertam-se ao Islamismo ou morram", um recado da Al Qaeda para os infiéis (02-set-06)

"Este holocausto será diferente" (Jan-2007) por Benny Morris, da Universidade Ben-Gurion (Israel)

Informática

O computador foi inventado pelos gregos há 2.000 anos.

As linguagens de programação mais usadas em computadores (nov-2006)

On-Demand: o possivel futuro do software (ago-2006)

Por que o Windows é tão lerdo ?

O New York Times (27-mar-2006) explica os motivos: o Windows XP, com 35 milhões de linhas de programação, back-compatibility e inúmeros remendos (Service Packs) para (tentar) aumentar sua segurança contra os hackers, se tornou um monstrengo imexível e lerdo. A Microsoft tentou lançar um novo sistema, o LongHorn ("Chifrudo"), mas este se revelou igualmente imexivel, de tão complexo. Criou então outra abordagem de sistemas (segmentação) com o Vista, mas novamente seu lançamento teve que ser adiado para o inicio de 2006, e depois para 2007: também estava incrivelmente complicado. A alternativa para os que se preocupam com a rapidez (e portanto com a produtividade) é a linha Unix (Unix, Linux, Apple-OS etc.), razão pela qual os supercomputadores somente usam esses sistemas operacionais www.top500.org, além de empresas de porte como Google, Amazon, IBM, Banco do Brasil e muitas outras. Mas a Microsoft continua tranquila: 90% dos usuários comuns (desktops e notebooks) do Novo Mundo usam Windows.

RFID: Uma revolução no varejo

A partir de 2006, todos os produtos vendidos pela Wal-Mart deverão estar chipados com a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification, um chip do tamanho de um grão de areia implantado no produto à venda), obsoletando completamente o código de barras, reduzindo os custos, e agilizando as compras e as vendas da Wal-Mart. Veja o RFID Journal. No futuro, é possivel que os humanos também sejam chipados, como já ocorre hoje com alguns milionários (para evitar sequestros).

Evil Tree: Uma animação com dimensão quase-fractal

Mais uma empresa adota Linux com Open Office: Banco do Brasil (16-mar-2006)

Microsoft continua querendo ser dona do mundo (jul-2006)

Avanços do Grande Irmão, de Orwell

Extorsão também no mundo virtual

RUSSIAN HACKERS SENTENCED TO EIGHT YEARS IN JAIL
Three Russian hackers who extorted up to $4 million from online bookmakers and casinos in the United Kingdom alone, with 54 similar attacks across 30 countries during six months, have each been sentenced to eight years in prison and fined $3,700. The trio were arrested following a joint investigation by the U.K.'s National High Tech Crime Unit, Interpol, the FBI, and Russia's Interior Ministry and Prosecutor General's office. The attacks involved planting spyware onto the systems of targeted gambling firms, which then faced paying off the hackers or dealing with a denial-of-service attack against their Web sites.
The Register, 4 October 2006
http://www.theregister.co.uk/2006/10/04/russian_bookmaker_hackers_jailed/

Velocidade da conexão com a Internet

Sua velocidade ("Line Speed") é sempre determinada pelo trecho mais lento, no caminho entre seu computador e o site que você está acessando (passando pelo seu provedor, backbones, provedor do site acessado etc.). Acessando este site da ZDNET você pode ver com que velocidade você está operando nesse instante. Clique algumas vezes em Refresh ("Atualizar") no seu browser, para ter uma média de velocidades (pois elas variam a cada instante).

O site mostra duas medidas: em Kbps (kilobits por segundo) e em Kbytes/sec (kilobytes por segundo). Esta última é obtida dividindo-se a primeira por oito, já que 1 byte = 8 bits. Uma conexão lenta e antiga é aquela abaixo de uns 56 Kbps. Acima de 250 Kbps temos a "Banda Larga". As conexões rápidas estão acima de 1500 Kbps (1.5 Mbps).

A velocidade indica o tempo que demora para um dado texto ser transferido de um computador para outro. Por exemplo, se o download de um texto com 1000 toques (1000 caracteres = 1000 bytes) demorar 26.7 milisegundos para ser baixado, então a velocidade nesse instante será de 1000 / 0.0267 = 37453 bytes/seg, ou ~300 Kbps.

O site da ZDNET mostra o tempo decorrido para o download de um texto-padrão de 50 mil caracteres (50K bytes). Assim, de nada adianta você ter uma conexão muito rápida se você estiver acessando um site lento: a sua velocidade será ditada pelo site lento. Naturalmente, os internautas, sempre apressados, costumam evitar sites demorados.

Língua Portuguesa

Frases de pára-choque de caminhão

Trovas Populares

Um discurso sem utilizar verbos e outro sem a letra A

SE... de Rudyard Kipling

A ordem das letras não prejudica a compreensão do texto

Dicas de Redação e Estilo

A Aurora

Poema de Castro Alves, escrito ao mesmo tempo em latim e em português. Nautralmente, no português de hoje, a semelhança já não é tão grande, dado que a língua é dinâmica, isto é, os erros de ontem são as regras gramaticais de hoje. Lembremos que a língua portuguesa se originou do latim vulgar, que era o latim errado falado pelos soldados romanos, responsáveis pelo controle militar do território ocupado por Roma. Algo como "a gente vamos", "mais ou menas", "tu vai ficar bom" ou "houveram problemas", por vezes usados em discursos na TV-Senado ou TV-Câmara.

A reforma ortográfica, já aprovada pelo senado, "a ser implementada até 1994"

Música

O som e os instrumentos musicais

Uma introdução à Acústica e uma descrição dos instrumentos musicais, com respectivos sons produzidos.

A Roda da Fortuna

Um clássico de Carl Orff, em "Cármina Burána", de 1937.

Johann Sebastian Bach

Bach (1685-1750) foi um dos maiores compositores da música ocidental, tanto em qualidade como em quantidade. Sua música é perfeita, clara, sublime e matemática. Mas não era muito apreciada em seu tempo. Como ocorre com os grandes gênios, a Humanidade leva muito tempo até estar em condições de entendê-los. Somente em 1829, após o sucesso da apresentação da Paixão Segundo São Mateus, feita pelo compositor Felix Mendelssohn, é que Bach foi redescoberto. A partir daí uma intensa busca de suas obras foi feita, pois estavam dispersas e consideradas sem muito valor. Sua música foi catalogada, e hoje se encontra no Bach-Werke-Verzeichnis (BWV, Catálogo das Obras de Bach). Suas composições são referenciadas por esse catálogo. Por exemplo, a Paixão acima é o BWV-244. No ano 2000, a TELDEC (Warner Classics) lançou a obra completa (1069 obras) na "Bach-2000: The Complete Bach Edition" (153 CDs), que pode ser encontrada na Amazon.com  (Teldec, ASIN: B00001IV8B). O maior intérprete de Bach foi Karl Richter (1926-1981). Na Internet, dois links clássicos são The Dave's J. S. Bach Page e The J.S.Bach Home Page.

Números

A  Identidade  de  Euler (1707-1783)
Escolhida internacionalmente como a mais interessante expressão matemática, por combinar, em uma única relação, os números inteiros, os transcendentais e os imaginários.

O espaço médio por funcionário nos escritórios

Algumas curiosas propriedades

Demonstração da Simetria do Universo...

A Mega Sena

Simulação de 50 milhões de sorteios da Mega Sena e suas conclusões.

Saúde

Bebê com dois rostos é tratada como deusa na Índia

Do quê as pessoas morreram em 2002

Em 2002, segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de mortes no mundo (mais de 50% dos casos) foram:

  1. Dos 0 aos 14 anos: morte ao nascer, infecções respiratórias e doenças com diarréia.
  2. Dos 15 aos 44 anos: acidentes de trânsito e nas estradas, e AIDS (homens e mulheres), parto (mulheres), suicídio, violência e guerras (homens)
  3. Acima dos 45 anos: infarto, derrame cerebral e câncer.

Falsa médica é presa após atender 100 pacientes

Estadão, 25-ago-2007, p. A34

A Polícia Civil de Cotia, a 35 km de São Paulo, prendeu no final da tarde de quinta-feira a boliviana Deyse Ilanes Lozano, que usava um registro falso no Conselho Regional de Medicina (CRM) para atuar como médica da rede pública de saúde. Ela usava o nome de Deyse Flores e, ao ser contratada pela prefeitura, apresentou o registro de uma médica de São Paulo. Em quatro plantões, Deyse atendeu mais de 100 pacientes.

A suspeita surgiu porque ela receitou remédios para o coração a uma paciente que não tinha problemas cardíacos. Outra mulher passou mal após ser medicada contra pressão alta.

As queixas chegaram ao delegado Alexandre Palermo, do 2º Distrito Policial. Ao verificar o CRM de Deyse, ele constatou que o número pertencia a uma médica com consultório em São Paulo. Deyse confessou que tinha passado por uma consulta com a médica e usou a receita para fazer um carimbo com o CRM dela. Afirmou, ainda, que é médica formada em seu país. O pronto-socorro onde dava plantões, no Parque São George, fica ao lado da delegacia. A boliviana foi indiciada pelos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina e levada à Cadeia Feminina de Itapevi.

O procurador da prefeitura, Francisco Roque Festa, informou que Deyse foi contratada em caráter de emergência para suprir aumento na demanda. Segundo ele, não caberia à prefeitura verificar a autenticidade da documentação. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo afirmou em nota que houve 51 casos de falsos médicos e de exercício ilegal da medicina neste ano e que os empregadores podem ser co-responsabilizados legalmente.

Aspirina

Evita ataques cardiacos nos homens e derrame cerebral nas mulheres (100 mg por dia, mas consulte o médico antes)

AIDS - Uma epidemia mundial

Tendo surgido em macacos da África no inicio do século 20, começou a ser conhecida após 1980. Daí alastrou-se pelo mundo, tendo em 2003 contaminado 0,6% da população mundial, através da ação do virus HIV. Este gráfico mostra sua evolução nos últimos anos. (Fonte: UNAIDS)

Em 2005, notou-se que a evolução mundial se estabilizou em torno de 1% da população adulta. Na África Negra, epicentro da epidemia, a percentagem baixou um pouco. Aqui, um mapa da situação mundial: a África Negra e a Rússia são as regiões mais atingidas. Eis uma tabela com dados detalhados por região do mundo, onde se nota haver 38.6 milhões de pessoas contaminadas em 2005 ("Adult prevalence %" se refere às pessoas contaminadas entre 15 e 50 anos de idade). Fonte:"Report on the global AIDS epidemic: A UNAIDS 10th. anniversary special edition", nov-2006.
http://www.who.int/hiv/mediacentre/news60/en/index.html )

Suicídios

Viver no terceiro mundo não deve ser tão ruim como alguns apregoam, pois as mais altas taxas de suicidio se dão no primeiro e segundo mundos (dados de origem)

Vício do Cigarro

Duzentas vítimas famosas do tabagismo.
O último pedido de Bryan Lee Curtis.

Confissões de um ex-abortista

Incluindo táticas de como fazer um lobby para aprovar uma lei.

Médicos vendem a alma para laboratórios (fev-2006)

Indústria cria doença para vender cura (abr-2006)

A fórmula da Coca-Cola e de outros regrigerantes